Política

  • Quarta-feira, 18 de Outubro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!
Política

Matéria

Sábado, 12.08.17 às 00:00

Novos radares de Edinho multam 8,1 mil no primeiro mês

Rodrigo Lima
Rodrigo Lima 29/7/2017 FOTOCAPA4-H_WEB
Radar instalado na avenida da Saudade, em frente de escola, é o “vilão” entre os motoristas rio-pretenses; em julho foram aplicadas 5.760 autuações no local

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de assinante:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Rodrigo Lima 29/7/2017 FOTOCAPA4-H_WEB
Radar instalado na avenida da Saudade, em frente de escola, é o “vilão” entre os motoristas rio-pretenses; em julho foram aplicadas 5.760 autuações no local

No primeiro mês de operação de quatro novos radares em Rio Preto, o governo do prefeito Edinho Araújo (PMDB) autuou 8.180 motoristas por excesso de velocidade. Em julho, entre os dias 7 a 31, o vilão foi o equipamento que restringiu a 40 quilômetros por hora a velocidade na avenida da Saudade que aplicou 5.760 multas - o que corresponde a 70,4% do total de multas.

A quantidade de multas colocou em lados opostos vereadores que fazem parte da base de apoio ao peemedebista e aqueles que compõem o chamado G-9 - remanescentes da antiga tropa de choque do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Os equipamentos instalados no viaduto da região Norte resultou na aplicação de 2.320 multas nos dois sentidos.

Cláudia de Giuli (PMB) culpa os motoristas pela quantidade de autuações em tão pouco tempo. “O povo tem de tirar o pé do acelerador. No começo é difícil lembrar (do radar). Eu sei que é muita multa, mas se deve andar atento no trânsito. Não estou aqui defendendo a Prefeitura”, afirmou.

Para Paulo Pauléra (PP), os números revelam o que classificou como “roubo legalizado”. “Gente da Secretaria de Trânsito já me havia informado desses número. Pelo jeito, vamos ter de voltar com os adesivos: ‘visite Rio Preto e ganhe uma multa’. É uma fome arrecadatória que não entendo”, disse Pauléra. “Radar é para educar as pessoas e não arrecadar. Isso não significa que sou a favor de altas velocidades”.

multas_arte Clique na imagem para ampliar

O assessor especial da Secretaria de Trânsito, Amauri Hernandez, considerou elevada a quantidade de multas no período de 24 dias - veja o quadro nesta página . “O condutor não está acostumado, mas com o tempo haverá redução. O índice começa alto e depois cai”, afirmou o técnico. Ele destaca que, em Rio Preto, o número de acidentes com vítima nos dois últimos anos foi de 74 vítimas. “Os locais estão bem sinalizados, com placas e sinalização de solo”.

Mesmo assim, parlamentares fiéis a Edinho se mostraram surpresos e até desconfortáveis com a quantidade de autuações. “Radar, no meu entendimento, deve ter o caráter educativo. Tenho muitos pedidos de instalação de lombadas, são mais de 20”, afirmou o vereador Pedro Roberto (PRP). “Os motoristas correm demais. Mas o município tem de verificar o que está acontecendo. Acho que teria de priorizar as campanhas de educação no trânsito”.

O presidente da Câmara, Jean Charles (PMDB), disse que o número de multas reflete o comportamento do motoristas rio-pretense nas ruas. “Tenho o entendimento de que há necessidade de controlar a velocidade. É algo necessário. O radar, no entanto, tem de ser pedagógico, para reduzir a velocidade”.

A Secretaria de Comunicação informa que, apesar das 8.180 autuações, o motorista que cometeu infrações leves ou médias poderá ingressar com recurso para tentar reverter a punição em advertência, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

VIDEO DO YOUTUBE
FOI MULTADO? - Saiba quantas multas aplicaram os novos radares de Edinho

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.