Literatura

  • Domingo, 22 de Outubro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!

Matéria

Domingo, 11.12.16 às 00:00 / Atualizado em 09.12.16 às 19:27

Kleber Felix lança dez livros de seu selo em São Paulo

Francine Moreno
Sidnei Costa/Arquivo Kleber Felix - 10122016
Self-made man: Kleber Felix cuida sozinho de todo o processo, desde a diagramação até a divulgação e venda dos livros: “ Tipo vó costureira, sabe? Um troço artesanal, afetivo pra burro”, escreveu Lucas Mayor, que lança Viagem ao Redor da Sala pelo selo do rio-pretense

O ator, diretor e escritor Mário Bortolotto, figura importante do teatro brasileiro contemporâneo, abre as portas do seu espaço em São Paulo, o teatro e bar Cemitério de Automóveis, para o lançamentos de nada menos do que dez livros do selo independente Bar Editora, criado em 2008 pelo escritor de Rio Preto Kleber Felix. Os lançamentos ocorrem nesta quarta-feira, 14, em espaço localizado na rua Frei Caneca, no bairro da Consolação.

Dos dez títulos, cinco são inéditos e cinco serão relançados. As publicações integram a coleção Literatura de Boteco, que conta com um trabalho artesanal feito por Felix, em que o editor cuida de todo o processo de criação, como a diagramação e até a impressão. Ele também publica, divulga e vende tudo sozinho. Apenas a capa das obras Felix terceiriza para uma gráfica. Os livros também têm estética ousada, são ilustrados, tamanho diferenciado (10 por 15 centímetros) e são feitos em papel reciclado.

Dos cinco livros novos, um é assinado pelo próprio Mário Bortolotto. O artista paranaense de 54 anos, dramaturgo conhecido por criar personagens à margem da sociedade, lança Histórias do Velho Rock Star. “Ele é um artista e escritor que sempre acompanhei e agora lança uma obra pela minha editora”, se anima Felix. A obra conta com ilustrações de Carcarah, que já assinou outras capas de livros de Bortolotto, como Atire no Dramaturgo e Mamãe Não Voltou do Supermercado.

Outras novidades são Histórias de um Guitarrista de Rock Vol. 1, de Fabio Brum, guitarrista da banda Saco de Ratos e nome conhecido no cenário blueseiro brasileiro. A lista inclui ainda Bostumana, do ilustrador Carcarah; A Primeira Vez Que Eu Quis Dançar, obra de Camila F; e Viagem ao Redor da Sala, de Lucas Mayor.

Mayor, em uma rede social, celebra o lançamento e elogia o editor. “O Kleber tá sempre com uma mochila nas costas. Ele sai por aí, pelos bares, e vende os livros dele. Vive disso. Vive de literatura. A editora do Kleber funciona na casa do cara, pra vocês terem uma ideia. Ele faz tudo por conta própria. Tava aqui folheando o livro e reparei o quanto o Kleber é um editor cuidadoso. Tipo vó costureira, sabe? Um troço artesanal, afetivo pra burro. Fico honrado de poder fazer parte desta coleção.”

Já o livros que serão relançados são Agora entre iguais Letícia não é mais Aquela Dark-Deprê, de Kleber Felix; Tarde Demais, também de Felix; 2 Anos e 13 Dias, outro de Felix; Fonte do Boi, de Bruno Bandido, e Ragtimes, beijos na nuca & buracos no peito, livro de poesia de Edivaldo Ferreira. Bruno Bandido conta que o livro Fonte do Boi é um conto sobre um homem que é abandonado pela mulher e descobre um sebo de livros de fantasmas em Salvador.

Kleber Felix está em São Paulo desde o último dia 6, onde está vendendo os livros pelos bares da cidade e organizando o lançamento das obras no Cemitério de Automóveis. “Estou muito feliz com o novo passo da editora. Todos os escritores são pessoas que conheço há algum tempo e têm um trabalho diferenciado. Lucas Mayor, por exemplo, tem o projeto Quarta em Cena dentro do Cemitério de Automóveis, em que rolam apresentação de cenas curtas escritas por dramaturgos contemporâneos.”

Além das publicações que serão lançadas nesta semana, o selo independente de Felix conta atualmente com outros 15 livros - oito publicados e escritos por ele e sete que foram publicados pela editora por outros autores. A lista traz, por exemplo, Loja de Inconveniências, de Anderson Rizzutti Prestes; e Olhar Marginal, de Laura Barbeiro e Ubirathan do Brasil.

Outros títulos do Bar Editora

  • Nenhum lugar senão todos os lugares, de Junior Duarte (Poesias, 2011)
  • Haicai na Marginal Arthur Nonato, de Ubirathan do Brasil (Haicais, 2013)
  • Loja de Inconveniências, de Anderson Rizzutti Prestes (Contos, 2014)
  • Inverno, de Avles Sevla Avles (Haicais, 2015)
  • Filosofia das Janelas, de Ramiro Pereira (Poesias, 2016)
  • O Valente Treme-treme e o manifesto dos inválidos, de Paulo Zietlow, (Crônicas, 2016)
  • Olhar Marginal, de Laura Barbeiro e Ubirathan do Brasil (Haicais e ilustrações 2016)

Livros de autoria de Kleber Felix

  • Só mais um, existem tantos... (Novela, 2008)
  • Charles Bukowski tinha razão (Poesias, 2009)
  • Soneto em mim menor para copos e cinzeiros (Contos, 2009)
  • A culpa foi minha (Teatro, 2010)
  • Espera amanhecer (Teatro, 2010)
  • Gatos no cio não pedem perdão (Romance, 2011)
  • Sapos nunca serão príncipes (Novela, 2012)
  • Num dá pra apagar os riscos dum disco furado (Contos, Crônicas e Poemas, 2014)

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.