Literatura

  • Terça-feira, 17 de Outubro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!

Matéria

Quinta-feira, 05.10.17 às 17:48

Escola de Escritores faz seu 1º Sarau de Poesia

Harlen Félix
Divulgação Escola de Escritores
Os integrantes da primeira turma da Escola de Escritores com as coordenadoras do curso

Projeto ligado à Casa das Flores, de Rio Preto, a Escola de Escritores promove, neste sábado, 7, o seu primeiro Sarau de Poesia. O evento envolve leitura e performance de textos já consagrados pela tradição literária, de escritores do projeto e de autores convidados. 

Criada em janeiro deste ano, a Escola de Escritores é voltada para pessoas com qualquer tipo de formação que desejam desenvolver a escrita literária. Atualmente, o projeto conta com dez alunos e está aberto para a criação de novas turmas.

"A Escola de Escritores é voltada para aquelas pessoas que gostam de escrever, mas não estão somente ligadas às áreas de letras e comunicação. É uma oportunidade para que essas pessoas possam aperfeiçoar sua escrita e conferir literariedade ao texto. O sarau é o primeiro resultado com vistas à literatura", comenta a professora, com formação em letras, e jornalista Priscila Topdjian, que foi convidada pelas coordenadoras da Casa das Flores, Lucila Papacosta Conte e Yolanda Lemos, para dar aulas de literatura no projeto.

Na Escola de Escritores, os alunos estudam alguns preceitos básicos do processo criativo de autores consagrados da literatura, além de escritores da própria cidade, que são convidados para compartilhar suas experiências. Um dos convidados que passou pelo projeto neste ano foi o poeta Sidnei Olivio, que, durante o sarau, fará o relançamento de uma de suas obras, o livro O Que Desmanchamos em Pedaços (Bar Editora).

O primeiro sarau da Escola de Escritores tem como tema 7 Instâncias - Tradição e Ruptura, inspirado na obra Os Filhos do Barro, escrito no início dos anos 1970 por Octavio Paz. "Uma obra fundamental não só para quem se interessa por arte, mas pela modernidade e até pela pós-modernidade, bem como pela nossa relação com a história. A literatura moderna e pós-moderna transita claramente em vários tempos em forma de crítica à tradição", comenta Priscila.

Segundo ela, o evento se desdobrará em sete momentos de tradição e ruptura, todos mediados pela interpretação musical de João Fábio. "Cada instância será iniciada pela leitura de um texto de nossa tradição literária. O primeiro momento, por exemplo, será aberto com a leitura de Cartas a um Jovem Poeta, de ( Rainer Maria) Rilke, posteriormente, os escritores contemporâneos lerão suas cartas, suas rupturas", explica.

Para Priscila, o contato com a tradição literária é muito importante no exercício da escrita. "Precisamos enteder o que veio antes de nós. Esse passado é importante até para compreender a literatura moderna e pós-moderna, que transita em vários tempos e assume uma postura crítica perante a tradição", reforça.

Dos escritores do projeto, participam Cecilia Cristina, Gilsa da Rocha Magri, Josyel Ribeiro Carvalho, Mariângela Toloi e Valdir Cesar Conejo Jr. Além de Sidnei Olivio, também foram convidados os escritores Artur Ribeiro Cruz, Katiuce Lopes Justino e Lúcia Mano Sanches.

SERVIÇO
Sarau de Poesia da Escola de Escritores.
Sábado, 7 de outubro, às 19h. Casa das Flores (Rua Dr. Raul Silva, 122 - Redentora). Gratuito. Informações: (17) 3301-2077. Facebook: Escola de Escritores.

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.