Filmes e Séries

  • Terça-feira, 17 de Outubro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!

Matéria

Quarta-feira, 04.10.17 às 19:40 / Atualizado em 04.10.17 às 19:40

Blade Runner 2049 chega aos cinemas de Rio Preto

Beto Carlomagno
Divulgação Ryan Gosling - 05102017
Ryan Gosling protagoniza o longa que ainda conta com Jared Leto, Robin Wright e o retorno de Harrison Ford

Mexer com uma obra clássica do cinema sempre desperta preocupação nos fãs. Quando anunciam uma continuação, remake ou reinício de um filme que se tornou referência e está entre o que há de melhor na sétima arte, o primeiro sentimento tende a ser medo. Medo de que essa nova produção não faça jus ao legado da original e/ou que seja apenas uma tentativa barata de fazer dinheiro em cima da nostalgia e do amor do público.

Por isso, quando a continuação de Blade Runner, clássico da ficção científica de 1982 do diretor Ridley Scott, foi anunciada oficialmente, a tensão foi instantânea, mesmo com o envolvimento de Scott como produtor executivo e com o retorno do roteirista do original Hampton Fancher para escrever o projeto em parceria com Michael Green (Logan). As tentativas recentes de Scott de retornar a outra franquia clássica criada por ele – no caso, Alien – terem sido fracassadas também não ajudaram a elevar as expectativas.

No entanto, um fator serviu para acender uma chama de esperança entre cinéfilos e críticos. Blade Runner 2049, como é chamada a continuação que chega aos cinemas de Rio Preto nesta quinta-feira, 5, contratou um dos diretores mais aclamados da atualidade, Denis Villeneuve, dono de obras como Os Suspeitos, Sicario: Terra de Ninguém e A Chegada, ficção lançada no ano passado.

Além de excelente contador de histórias, Villeneuve é mestre em criar obras atraentes visualmente. Cada cena em suas produções poderia ser pausada e emoldurada como uma bela obra de arte. E essa é um pré-requisito quando se fala em Blade Runner, cujo primeiro filme redefiniu a cara da ficção científica e influencia o gênero até hoje. Para realizar o melhor trabalho possível, Villeneuve trouxe para trabalhar em Blade Runner 2049 o diretor de fotografia Roger Deakins, um dos mais aclamados em atividade e que já colaborou com o diretor em Os Suspeitos e Sicario.

 

 

Deakins tem uma visão única e sua forma de fotografar uma obra foge do convencional. A beleza do seu trabalho ficou aparente já no primeiro trailer do longa e foi confirmada conforme as primeiras críticas de Blade Runner 2049 começaram a sair. Além dos muitos elogios à produção como um todo – com alguns críticos dizendo que 2049 é melhor até que o original –, o visual é o que mais atraído os espectadores.

Outro ponto positivo na continuação foi o elenco. Harrison Ford, que interpretou o protagonista do longa original, está de volta acompanhando de nomes de peso entre estabelecidos e promessas como Ryan Gosling, Jared Leto, Robin Wright, Dave Bautista e Mackenzie Davis. No fim das contas, Blade Runner 2049 conseguiu, segundo os críticos, homenagear o trabalho feito por Scott no original ao mesmo tempo em que expandiu aquele mundo. Um respiro de alívio para os fãs. Até o fechamento desta reportagem, o longa contava com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, que faz a compilação de críticas e calcula uma média que vai de zero a 100%.

Sinopse

Blade Runner 2049 se passa 30 anos depois dos eventos do primeiro filme. Nele, um agente da polícia de Los Angeles chamado K (Ryan Gosling) desenterra um segredo que tem o potencial de levar a sociedade ao caos. A descoberta de K o leva a uma jornada para encontrar Rick Deckard (Harrison Ford), um antigo agente e caçador de androides que está desaparecido.

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.