Dança

  • Terça-feira, 21 de Novembro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!

Matéria

Sexta-feira, 08.09.17 às 13:55

Rio-pretense é eleita a bailarina do ano na Europa

Harlen Félix
Divulgação Andressa Miyazato
Andressa Miyazato em cena de Die Brautschminkerin, que lhe rendeu o título de bailarina do ano

Rio-pretense radicada na Áustria, onde integra, desde 2012, a companhia Musiktheater, em Linz, Andressa Miyazato foi eleita a Bailarina do Ano em homenagem realizada pela revista alemã Tanznetz, especializada no universo da dança. 

A artista conquistou o título de melhor bailarina da temporada 2017 da dança internacional por conta de sua atuação em Die Brautschminkerin, também eleito o melhor espetáculo do ano, assim como sua diretora, a coreógrafa taiwanesa Mei Hong Lin.

Die Brautschminkerin retrata, por meio da trajetória de uma mulher, os horrores do Terror Branco (1947-1987), o período de quase quatro décadas em que a ditadura nacionalista perseguiu e matou centenas de dissidentes políticos em Taiwan e outras regiões da China.

Inspirado no livro da escritora Li Ang, o espetáculo apresenta sua protagonista em dois momentos de sua vida, a juventude e a fase adulta, que são vividos por artistas diferentes. Na produção da Musiktheater, a rio-pretense vive a protagonista na fase adulta, depois de ter perdido o marido e o filho para a ditadura chinesa. 

Em entrevista ao Diário, em fevereiro, quando houve a temporada de estreia de Die Brautschminkerin, Andressa contou que, curiosamente, já havia vivido a personagem na fase jovem em uma montagem da coreografia de Mei na Alemanha, mais precisamente na Cia. de Dança do Teatro de Darmstadt, da qual ela fez parte por sete anos.

Elo rio-pretense
Mesmo na Europa há mais de uma década, Andressa mantém ligação com a cena da dança de Rio Preto. No ano passado, ela concebeu sua primeira coreografia, intitulada Wohin?, para a Rio Preto Cia. de Dança, grupo do qual fez parte quando morava na cidade.

Ao lado da Virtual Cia. de Dança, Andressa dará vida ao espetáculo Diálogos sobre Diaghilev, que tem estreia prevista para novembro deste ano, dentro da programação do festival Vortex, na França.

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.