Cultura

  • Terça-feira, 17 de Outubro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!
Cultura

Matéria

Sábado, 06.06.15 às 00:00 / Atualizado em 06.06.15 às 00:00

Café cultural promove feira literária

Graziela Delalibera
Guilherme Baffi Emerson Rizzutti, Raquel Wohnrath e Kleber Felix
Os escritores Emerson Rizzutti, Raquel Wohnrath e Kleber Felix vão participar de encontro literário

Um grupo de seis autores participa hoje da primeira edição da "Feira Literária Independente", que acontece no café cultural Cafezine, em Rio Preto, a partir das 17 horas, com bate-papo e exposição de livros e fanzines. O professor Anderson Rizzutti, que lançou seu primeiro livro ano passado, a coletânea de contos "Loja de Inconveniências", diz que o objetivo é divulgar a literatura independente produzida na cidade - desconhecida de boa parte do público - e também incentivar a leitura.

"Loja de Inconveniências" foi lançado em agosto do ano passado, com histórias que falam do cotidiano, com personagens que são espécies de anti-heróis. "Escrevo desde muito cedo, participei de alguns concursos literários, e o material do livro já estava pronto há algum tempo, então, resolvi publicar", afirma Rizzutti, que é professor de história e diretor da Escola Estadual Doutor Oscar de Barros Serra Dória, no bairro Solo Sagrado, zona norte de Rio Preto. 

Aluna do mesmo colégio, a estudante do terceiro ano do ensino médio Franciele Rodrigues é outra autora que marca presença no evento, com o livro de poesias "Momentos". A publicação foi viabilizada pela Secretaria de Educação do Estado, depois que Franciele mostrou seu potencial como escritora num projeto da escola. "Teve muita gente no colégio que me incentivou, professores e funcionários, e sou muito grata. 

Entreguei o projeto do livro na escola escrito à mão, e eles gostaram e falaram que iam publicar, foi uma surpresa", diz a jovem. "Momentos" traz 33 poemas que versam sobre as experiências vividas por Franciele no momento da escrita. O escritor Kleber Felix, conhecido por vender seus livros de bar em bar na noite de Rio Preto, também participa da feira. Além de seu novo romance, "Fantasmas Não Respeitam Geografia" - o primeiro por uma editora, a Kazuá -, ele levará outras duas obras, "Num dá pra apagar os riscos dum disco furado" e "Gatos no cio não pedem perdão", ambas lançadas pela Bar Editora, por meio da qual confecciona seus próprios livros. 

A editora é a responsável pela publicação de "Loja de Inconveniências", de Rizzutti, e do fanzine literário "Elefante de Menta", projeto de Felix junto com o poeta Ubirathan do Brasil, que vai para seu quarto número. Os primeiros números estarão disponíveis na feira hoje. Além do "Elefante de Menta", o evento contará com mais títulos de fanzines, produzidos por Raquel Wohnrath, doutoranda na área de análise linguística e artesã. O primeiro, "Juntando Detalhes", traz apenas poesias de sua autoria, usando recortes, colagens e montagens de textos. 

A temática fala de amor e relações. Já "Linhas Cruzadas" traz textos de vários autores, além de um espaço em que Raquel escreve sobre música e outro sobre cinema. O poeta Ubirathan do Brasil aproveita a feira para divulgar um de seus novos projetos, o da editora Carrancas, por meio da qual pretende lançar nomes que estão fora do contexto do mercado editorial. O primeiro será André Rocha, no segundo semestre. O sexto autor da feira é Guilherme Pupo Falconi, professor, morador de Marília. 

 

 


 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.