Rio Preto em Foco

  • Quarta-feira, 18 de Outubro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!

Fernando Marques

Fernando Marques é documentarista e historiador da cidade de São José do Rio Preto. Aficionado em filmes de película, em especial Super 8 e 16mm, sua paixão é resgatar imagens inéditas e transforma-las em história.

Domingo, 13.08.17 às 00:00

Os inesquecíveis conjuntos de baile

Fernando Marques
Acervo Luizinho Ribeiro os cometas
Os Cometas, no calhambeque

Até o fim da década de 1950, apenas orquestras animavam bailes nas cidades, e em Rio Preto e toda região não era diferente. Por aqui tínhamos a Orquestra Paratodos, a Renato Perez, A Icaraí, Os Modernistas, Leopoldo e a Nelson de Tupã, Continental, de Catanduva e por aí vai.

Com a chegada, no início da década de 1960, do movimento da Jovem Guarda, muitos conjuntos de baile surgiram. Eram pequenos grupos de músicos, muitos deles saídos das orquestras e muitos amadores, que jamais imaginavam fazer baile. A Jovem Guarda era uma música mais minimalista, com quatro ou cinco acordes, versões do rock italiano, inglês e estadunidense.

Quem não se lembra da versão de Girl, dos Beatles, que na voz de Ronnie Von virou “Meu Bem”, ou “Era um Garoto, que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones”, versão italiana da música C'era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones, de Gianni Morandi e Franco Migliacci. E como fizeram sucesso! Um dos mais famosos em todo o país foi “Os Incríveis”.

Aproveitando a onda, o histórico maestro Luiz Carlos Ribeiro funda a L. Ribeiro Promoções e junto com Walter Gianini, Osvaldino Trindade e outros empresários começam a vender os conjuntos de baile. “Os Cometas”, formado em 1958 por Toninho Monteiro, Sérgio Zanetoni e Ramalho Antônio Milanez fizeram o maior sucesso.

Em 1965, compraram uma aparelhagem e com a entrada de Ericson Abufares e Luis Antônio Lúcio, partiram para fazer bailes e toda região. Em 1971, o grupo deu uma parada. Outro de sucesso foi o “Five Kings”, formado pelos irmãos Wagner e Gil Pero, Claudemir e Piter. Eles gravaram o primeiro disco compacto de uma banda de Rio Preto e chegaram a dar autógrafo nas ruas.

Tinha ainda, entre tantos, “Os Mugs”, liderado pelo hoje advogado Egberto Machado; o “Jupiter Som”, formado por Vandeley Tedeschi, Valter Furlanetto, Willian Jacaré, Antônio de Souza, o Tuniquinho, Capitão Abel, Palito e Carolino; o “Lonely Boys”, formado por Ruy Buares, Nardo Buares e Rubão Buares e Lafayete; o “The Cats”, que teve como integrantes na Fase I, Álvaro Cecato, Iran, Alceu Cecato, Toninho Cury e Laércio, e na Fase II, Toninho Cury, Alceu Cecato, Edson Crepadi e o ex-prefeito Valdomiro Lopes.

E é com esta formação que eles aparecem no documentário da Cometa Filmes, sobre o terceiro aniversário da Arpron, no início da década de 1970. Mas a banda de maior sucesso, sem dúvida foi o Grupo “Apocalipse”, fundado em 1971, por Toninho Cury. Na sua primeira formação Alceu Cecato, Alvaro Cecato, Toninho Cury, Marcos Angelotte, Tubinho e Luis Camim.

Em 1977, Marquinho Angelotti assumiu a direção do Grupo. Após inúmeras formações, o grupo ainda está na ativa, até hoje. Com o fim da Jovem Guarda, muitos desses conjuntos paralisaram suas atividades e os músicos migraram de volta para Orquestras e Bandas de Baile.

Comentários

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.