Grupo Diário da Região   | terça-feira, 22 de outubro
IMG-LOGO
Home Saúde e Beleza
Beleza

Colorações com ativos naturais não danificam os fios

As tinturas orgânicas, naturais e vegetais estão conquistando clientes e profissionais por reduzir os riscos de uso de química

Jéssica Reis - 12/10/2019 00:00

Difícil encontrar uma mulher que não use algum tipo de coloração nos cabelos. Seja para cobrir os fios brancos ou para mudar o visual, a tintura é um recurso usado com frequência, o que pode agredir (e muito) a saúde dos fios.

Já pensou colorir os cabelos e ainda mantê-los saudáveis? Isso já é possível com colorações à base de ativos naturais. As tinturas orgânicas, naturais e vegetais estão conquistando clientes e profissionais por reduzir os riscos de uso de química.

Uma das marcas mais conhecidas no mercado brasileiro é a Surya Brasil, precursora na fabricação de produtos naturais e veganos, comercializa a famosa Henna. A coloração semipermanente sai gradativamente com as lavagens sem marcar a raiz, segundo Eliene Queiroz, especialista da Surya Brasil. "Usar uma coloração natural consiste não só em proteger os seus cabelos, mas também seu corpo e a natureza. A coloração natural não altera a estrutura do cabelo e preserva a melanina, respeita a queratina dos fios e ajuda no fortalecimento; pode ser usada por pessoas impossibilitadas de contato com produtos químicos agressivos como amônia, água oxigenada, parabenos, entre outros", afirma Eliene.

Para Daniela Silva, que utiliza com frequência a Henna, um dos problemas da coloração é que não oferece boa cobertura dos brancos. "É importante ter paciência e determinação para acertar a cor", diz Daniela Silva, que usa a coloração natural. Ela conta que para obter a cor desejada, entrou em contato com a Surya, que ensinou a maneira correta de misturar cores e chegar ao resultado desejado.

A cabeleireira Rose Garcia, do Espaço Beleza Rose Garcia, em Rio Preto, diz que tem muitas clientes que usam a Henna. Em cabelos escuros, ela diz que a coloração realça a cor e os fios brancos ficam dourados. Ela também utiliza a linha So Pure, da Keune, uma coloração sem amônia e indicada para pessoas alérgicas. "É uma coloração permanente que cobre 100% os brancos, tem uma ótima fixação e não desbota", diz.

Pedro Guimarães, analista de capacitação na Keune Brasil, explica que os produtos da linha So Pure são feitos com óleos essenciais orgânicos. "Por serem enriquecidas com óleos, possuem a capacidade de nutrir e ajudar a aumentar a durabilidade de cor."

De origem italiana, a Previa é uma tintura orgânica e natural, não contém amônia e PPD, substância responsável por alergias, segundo a cabeleireira Fernanda Marinovich, de Rio Preto. "Me identifiquei muito com essa coloração e uso há dois anos. É uma coloração permanente com extratos orgânicos de chá verde. As tinturas orgânicas não contêm metais pesados, por isso quando o cabelo vai crescendo não fica aquela marca da raiz, a coloração vai saindo naturalmente", explica.

A coloração Essensity, da Schwarzkopf, também é uma coloração permanente desenvolvida à base de óleo, contém ingredientes naturais e orgânicos, sem fragrâncias e pigmentos artificiais, como amônia, silicones, parabenos e outros componentes prejudiciais à saúde. "Esse tipo de coloração estabiliza a estrutura do cabelo durante o processo de tingimento tornando-os mais saudáveis e protegendo-os contra as influências externas, garantindo uma cor duradoura e com brilho natural. É indicada para quem busca alternativas naturais e menos agressivas ao organismo", explica Juliana Martins, cabeleireira e maquiadora, no Puhblic Hair, em Rio Preto.

A aplicação das tinturas ocorre, geralmente, no intervalo entre 15 a 45 dias, dependendo do tempo médio de crescimento dos fios novos. Mulheres com crescimento constante dos fios brancos podem colorir de 15 em 15 dias, segundo Juliana.

Mesmo que as colorações sejam menos agressivas, a recomendação dos especialistas é que mulheres grávidas só devem colorir os cabelos com autorização médica. Pessoas que estão em tratamento de câncer também devem ter orientação de um médico antes de aplicar qualquer tintura.

Coloração vegetal

O salão Hair and Laces, em São Paulo, oferece aos clientes a coloração vegetal. Segundo Cris Dios, cosmetóloga e fundadora do Laces, a coloração vegetal, além de cobrir, ajuda a manter a cor e, principalmente, a saúde dos fios. "Sempre tive o desejo de poder aplicar uma tintura natural. Foram cerca de oito anos de pesquisa para realizar este sonho, que é a essência do Laces. Uma coloração composta por uma combinação entre ervas e plantas", explica Cris.

Editorias:
Saúde e Beleza
Compartilhe: