Grupo Diário da Região   | sexta-feira, 13 de setembro
IMG-LOGO
Home Gastronomia
Alimentação saudável

Sucos funcionais ajudam a manter o corpo hidratado

Nutricionista ensina o passo a passo de três bebidas funcionais para driblar as complicações da baixa umidade do ar e garantir o bom funcionamento do organismo

Núcleo Digital - 10/09/2019 09:22

A previsão do tempo para os próximos dias em Rio Preto é de tempo seco e muito calor. Esse clima seco, típico de fim de inverno, deixa a pele, olhos, gargantas e narinas ressecados. O mesmo acontece com o corpo, que pode desidratar.

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, a baixa umidade do ar aumenta a incidência de problemas respiratórios (como alergias, rinite, bronquite e asma) e também a sensação de cansaço e dores de cabeça.

Para atravessar o período de seca e amenizar de forma saudável os efeitos negativos dessa estação, investir na hidratação constante é a principal recomendação da profissional. “Beber bastante água é imprescindível. É uma orientação básica para todas as épocas do ano, mas, durante a seca, especificamente, esse cuidado deve ser redobrado”, explica Lívia.

No entanto, além de água, sucos funcionais também são grandes aliados nessa tarefa. “Além de ajudar na hidratação, o mix de ingredientes das bebidas funcionais ainda fornecem um aporte extra de vitaminas e nutrientes, sendo uma opção benéfica para garantir o bom funcionamento do corpo como um todo”, cita a profissional.

Outra dica da nutricionista é complementar a alimentação com água de coco e chás, e consumir frutas que têm alto teor de água, como o melão, a melancia, a laranja e o abacaxi, uma vez que esses alimentos também reforçam a hidratação e auxiliam a repor os sais minerais do organismo.

O que evitar durante esse período?

Para o dia a dia, segundo Lívia, é importante ter cuidado com bebidas diuréticas, como o café, alguns tipos de chás e bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a perda de água do organismo.

Atenção também com a prática de exercícios físicos. “O ideal é optar por praticar esportes antes das 10h da manhã e após as 17h, evitando assim os horários mais quentes do dia. Beber água antes, durante e depois do exercício também é essencial para não prejudicar a saúde”, explica.

E, para quem quer apostar nas indicações da nutricionista, Lívia ensina três receitas simples de bebidas funcionais para colocar em prática já!

 

Suco Verde Detox

Ingredientes

3 folhas de couve

1 laranja

1 pedacinho gengibre

300 ml de água

Adoçante a gosto

Gelo a gosto

Modo de preparo

Descascar a laranja, cortá-la em pedaços e retirar as suas sementes; Lavar as folhas de couve, mantendo os talos; Colocar a laranja e as folhas de couve com os talos no liquidificador e adicionar o pedacinho de gengibre; Bater e acrescentar o adoçante a gosto. Finalizar com o gelo a gosto e servir-se imediatamente

Suco Uva, Abacaxi e Maçã Verde

Ingredientes

5 uvas verde

1 fatia fina de abacaxi

¼ de maçã verde com casca

½ kiwi

Suco de 2 laranjas

1 folha de couve bem picada

1 raminho de hortelã

Salsinha e gengibre, a gosto

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Suco de Melão com água de coco

Ingredientes
200g de melão
1 copo (200 ml) de água de coco Oba Bem Querer
Cubos de gelo (a gosto)

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe:

MAIS POPULARES