Diário da Região

09/02/2019 - 16h00min

NOVOS COSTUMES

Projeto Milagre da Manhã colabora para a mudança de hábitos

Milagre da Manhã ajuda participantes na busca por uma vida melhor

Johnny Torres 8/2/2019 Jane diz que é difícil mudar de hábitos, mas garante que resultados são compensadores. Ela já sente os impactos positivos do Milagre da Manhã
Jane diz que é difícil mudar de hábitos, mas garante que resultados são compensadores. Ela já sente os impactos positivos do Milagre da Manhã

O projeto Milagre da Manhã, do Diário da Região, chega neste domingo, 10, ao seu 21º dia de mudanças de hábitos rumo a uma vida mais saudável e equilibrada - esse seria, para alguns especialistas, o tempo mínimo para que uma prática seja incorporada aos costumes e uma conduta ruim seja substituída por uma positiva.

A advogada Jane Paula de Souza, de 49 anos, achava que seria impossível colocar em prática a mudança que planejava. Agora, ela se adapta aos poucos à nova rotina de despertar mais cedo. "Já percebi a diferença que está fazendo em minha vida. Logo nos primeiros dias, me senti com mais disposição para trabalhar, não me sinto mais cansada no início da manhã". Ela diz que esse não é um processo fácil e aconselha a ter determinação e foco. "Os resultados são grandes. Dá trabalho, mas é compensador", conta a advogada, que ainda caminha após os encontros diários. "A integração com a natureza logo pela manhã é revitalizadora".

A gerente de vendas Erika Alves da Silva Ferreira, de 38 anos, relata que tem aprendido muito na mudança que adotou em sua vida depois de sofrer um acidente vascular cerebral que a deixou na UTI por dez dias. Ela sentiu que precisava de ajuda e fazer algo por si mesma. "Mudou totalmente a minha vida, estou aprendendo muito cada dia mais, e começar o Milagre da Manhã está me ajudando muito. Espero conseguir levar esses hábitos para a vida toda. Sei que ainda tenho muita coisa boa para fazer e ajudar muitas pessoas também", acredita.

O projeto Milagre da Manhã é inspirado no livro de Hal Elrod, que defende que é possível mudar de vida em todos os aspectos levantando antes das 8h e realizando atividade física, meditação, visualização, afirmação, leitura e escrita.

O neurocirurgião e coach Eduardo Silva, que comanda os encontros, explica que a menor parte de uma mudança de costumes é racional - 90% são determinados pelo inconsciente. "A pessoa que deseja mudar um hábito tem que ter um condicionamento a nível de subconsciente. Precisa fazer um plano, ter clareza de suas motivações, o que isso representará na sua vida, o que deixará de fazer para conquistar esse novo hábito".

Na avaliação de Silva, é preciso que a mudança "valha a pena". O ideal é que ela seja gradativa. Por exemplo: se o indivíduo é sedentário e deseja começar a praticar exercícios físicos, o ideal é que não inicie com a corrida, mas com pequenas caminhadas - se for algo muito difícil ou doloroso, a tendência é desistir.

O planejamento também é importante. Se quer ir para a academia pela manhã, a pessoa deve separar na noite anterior a roupa de ginástica e deixá-la visível para quando acordar. "Isso cria um anseio ou desejo", pontua Silva. Outro conselho é ter determinação.

É importante enxergar os benefícios que a nova prática vai trazer à vida, as recompensas. Atividade física, por exemplo, libera endorfinas, que aumentam a disposição, aliviam dores e dão tranquilidade.

Participe

Os encontros do Milagre da Manhã acontecem todos os dias na área pública do Quinta do Golfe das 6h às 7h. Todos podem comparecer.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso